The Legend of Zelda, em português "A Lenda De Zelda", é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente defantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução.
O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger aTriforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa o poder, atribuído a Ganondorf, um significa a sabedoria, atribuída a Zelda, e um significa a coragem, atribuída a Link. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.
Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.
Lista de jogos:
Link's Awakening foi relançado para Game Boy Color sobre o nome "Link's Awakening DX"
Lista de jogos:
Link's Awakening foi relançado para Game Boy Color sobre o nome "Link's Awakening DX"
Outros jogos:
- A Philips, durante o acordo para construir um acessório de CD para o Super NES, conseguiu os direitos da série e lançou três jogos Zelda para seu console CD-i (um recorde de Zeldas em uma plataforma, igualado apenas pelo Game Boy Color, o GameCube e - se considerados os remakes - o GBA): Link: The Faces of Evil (1993), Zelda: The Wand of Gamelon (1993) e Zelda's Adventure (1995), os 3 sem participação da Nintendo. São considerados bem inferiores em relação a série "oficial".
- O Satellaview, periférico do SNES lançado só no Japão, teve versões do Zelda original (BS Zelda, 1995) e A Link to the Past (BS Zelda: Kodai no Sekiban, 1997) estreladas pelo mascote do acessório, um garoto de boné.
- Uma versão expandida de Ocarina of Time para o acessório Nintendo 64DD (Disk Drive) foi planejada, mas cancelada. Fora lançado em 2003 para o GameCube, com o nome The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest. Nos EUA, foi brinde para os que haviam pedido prévio de Wind Waker. Na Europa, vinha junto com Wind Waker.
- Em 2003 foi lançado para o GameCube The Legend of Zelda: Collector's Edition, como brinde na compra do console e para membros de clubes da Nintendo e novos assinantes da revista Nintendo Power e Nintendo World. O disco contém emuladores e os ROMs do primeiro Zelda, Adventure of Link, Ocarina of Time, Majora's Mask e um demo de 20 minutos de Wind Waker.
- Um Game & Watch fora lançado em 1989, com 2 telas, semelhante ao Nintendo DS. É um plataforma inspirado em Adventure of Link. Em 2002 foi incluído em Game & Watch Gallery 4 para o GBA.
Em outros jogos
- A série Super Smash Bros. já incluiu 3 personagens de Zelda, Link (no original, em Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl; Melee também inclui o Link criança deOcarina, e Brawl, o Link de Wind Waker), Zelda e Ganondorf (em Melee e Brawl; Zelda pode-se transformar em Sheik). 5 cenários da série viraram arenas (Hyrule Castle no original, Hyrule Temple e Great Bay em Melee, Pirate Ship e Bridge of Eldin no Brawl), 4 itens vem da série (o Heart Container em todos, o Bunny Hood dos jogos do N64 em Melee e Brawl, e as Deku Nuts em Brawl) e Tingle é um Trophy em Melee e Brawl.
- Soul Calibur II para GameCube incluiu Link como personagem exclusivo (nos outros consoles foram Spawn e Heihachi Mishima).
- Minigames baseados em Zelda aparecem na série Wario Ware, Inc..
Texto pescado do site: Wikipédia
Making of: 25 anos de Zelda
Nenhum comentário:
Postar um comentário