sábado, 17 de setembro de 2011

25 anos de Metroid


      Enquanto muitos de vocês estão comemorando  o 25 º aniversário de "The Legend of Zelda", muitos incluindo a Nintendo não conseguiram perceber que este ano também marca o 25 º aniversário da primeira aventura de Samus Aran em Metroid.


      No dia 06 agosto de 2011 foi o 25 º aniversário da franquia Metroid. E eu pensei que seria apropriado fazer uma homenagem a essa grande série de jogos.

      Samus Aran (em japonês: サムス・アラン "Samusu Aran") é a protagonista dos jogos da série Metroid da Nintendo. Ela é notável por ser uma das primeiras protagonistas de sexo feminino de um jogo eletrônico (por usar uma armadura que cobre todo o seu corpo, acreditava – se ser um homem, o que fora desmentido ao final do primeiro jogo) e uma das poucas a não ter apelo sexual, apesar de a maioria dos jogos da série mostrar Samus em poses e roupas provocantes ao se terminar o jogo dentro de um certo período de tempo ou após um certo percentual de itens coletados, em especial em jogos de Game Boy Advance. No início da série, acreditava-se que ela fosse apenas uma armadura, um ciborgue.

História do jogo:  
   
      Samus Aran foi a única sobrevivente do Planeta K-2L quando os Space Pirates arrasaram o lugar, sendo criada, desde então, pela raça alienígena Chozo e enviada a um treinamento especial, onde com quatorze anos de idade ganhou a Power Suit (uma armadura de combate feita com base no esqueleto de um Chozo). Com o passar do tempo, Samus concluiu missões que eram consideradas impossíveis, mas não terminou o treinamento da Galactic Federation e se tornou caçadora de recompensas. Sua primeira missão (Metroid, 1986, NES) era destruir as reservas de Metroids dos Space Pirates em Zebes, derrotando os líderes Kraid, Ridley e Mother Brain no processo. Depois acabou com os experimentos dos Piratas envolvendo a substância mutagênica Phazon (Metroid Prime, 2002, Game Cube).

      Buscou soldados da Federação perdidos no Planeta Aether e salvou os nativos de invasores de uma dimensão paralela (Metroid Prime 2: Echoes, 2004, Game Cube).

      Investigou uma energia misteriosa no sistema Alymbic, enfrentando 6 caçadores concorrentes ao mesmo tempo (Metroid Prime: Hunters, 2004, Nintendo DS). E ainda lutou contra mais Space Pirates (Metroid Prime 3: Corruption, 2007, Wii).

      Em seguida (Metroid II: Return of Samus, 1991, Gameboy) a Federação Galática pediu para Samus exterminar os Metroids em seu planeta natal (SR288), matando todos menos um, que foi entregue para os cientistas da Federação. Porém Ridley sequestrou-o, e Samus o seguiu até Zebes, onde começa sua nova aventura (Super Metroid, 1994, SNES) em busca do suposto último Metroid. E por fim, Samus ainda retorna ao SR388 anos depois e luta contra seu próprio clone devido a parasitas X nativos do planeta (Metroid Fusion, 2002, Game Boy Advance).

Lista de jogos:

Título
Ano de Lançamento
Sistema
Metroid
1986
NES
Metroid II: Return of Samus
1991
Game Boy
Super Metroid
1994
SNES
Metroid Prime
2002
GameCube
Metroid Fusion
2002
Game Boy Advance
Metroid: Zero Mission
2004
Game Boy Advance
Metroid Prime 2: Echoes
2004
GameCube
Metroid Prime Pinball
2005
Nintendo DS
Metroid Prime: Hunters
2006
Nintendo DS
Metroid Prime 3: Corruption
2007
Wii
Metroid Prime: Trilogy
2009
Wii
Metroid: Other M
2010
Wii

Em outros jogos:

Título
Ano de Lançamento
Sistema
Super Smash Bros
1999
N64
Super Smash Bros. Melee
2001
GameCube
Super Smash Bros. Brawl
2008
Wii

Retrospectiva Metroid

Nenhum comentário: