terça-feira, 22 de março de 2011

Menino que tomou golpe de 'Zangief Kid' se defende

No webhit "Zangief Kid", o que se vê é um garoto que estava quieto até ser provocado e agredido por outro. Após alguns socos, a vítima de bullying decide se defender e arremessa o agressor no chão.

Mas, em entrevista ao jornal australiano "Today Tonight", Ritchard Gale, de 12 anos, o garoto que do dia para a noite se tornou o vilão da internet, declarou que o video não mostra que a vítima é ele, e não Casey Haynes. "Ele me agrediu primeiro. Ele ficou dizendo 'vai pra aula' e me chamando de idiota, essas coisas. E eu não gostei".

Segundo Gale, Casey inverteu os papeis para que todos o apoiem. "Isso é o que ele está tentando dizer para que todo mundo fique ao lado dele", falou, quando questionado sobre o outro garoto ser a vítima da história. "Eu fiquei bravo, então fui lá e bati nele". Em seguida, o repórter do "Today Tonight" perguntou se ele tem problemas com o sentimento de raiva, e Ritchard negou.


O pai do garoto, Peter Gale, disse emocionado que esse comportamento não é típico do filho e que está preocupado com o fato de Ritchard ter se tornado vítima de comentários pejorativos na internet.

Quando questionado sobre estar arrependido do que fez, Ritchard declarou que não. Mas olhou para o pai e mudou a resposta, afirmando que sim. Então, o repórter perguntou a ele por que não sente muito pelo que fez a Casey. "Porque ele me provocou primeiro", afirmou. O garoto disse também ter sido vítima de bullying no colégio por muito tempo e, por isso, pediu desculpas por "ficar de marcação" com Casey. "Eu não sabia que ele sofreu bullying durante toda a vida escolar".

Para o psicólogo Fernando Elias José, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, a afirmação de Ritchard, de que foi a verdadeira vítima do bullying, provavelmente não é verdade. "Ele agride demais para nós acreditarmos que sofreu bullying primeiro. E se Casey praticasse bullying, não teria apanhado tanto antes de revidar", disse.

José derruba o argumento de Ritchard ao explicar que dificilmente quem sofre bullying pratica também. "É difícil isso virar uma cadeia. Geralmente a criança que sofre faz de tudo para ser aceita no grupo".

Segundo o terapeuta, colocar-se no papel de vítima da situação mostra que Ritchard está com medo das proporções que ela tomou, mas esta não é uma atitude positiva. "Em vez de dizer 'olha, errei, foi mal', ele toma um caminho errado se colocando nessa posição".

Agora, mesmo sendo o vilão da história, Ritchard vai precisar da ajuda de profissionais. "Ele vai precisar entender o estrago que está sendo feito na vida do outro com quem o bullying é praticado e o que isso vai fazer na vida dele", disse José.


Pescado do site:Jornale



Observações do Pacu: Na minha opinião (Saci), esse Richard deveria ter apanhado mais do Zangief Jr. para ele aprender que não se deve praticar bullying nas pessoas. E para as pessoas que sofrem de bullying se você puder sair dessa sem recorrer a violência é melhor, agora caso não dê quebre eles na porrada  mas não deixe eles pisarem em você, essa de ficar quieto e esperar que as coisas melhorem não existe, isso só vai te transformar em um alvo fácil, as coisas só vão melhorar se você fizer alguma coisa.

Apesar de eu ser contra a violência, eu acredito que na maioria dos casos de bullying, se a vítima reagir e bater bem forte no agressor, só assim o agressor vai parar de mexer com a vítima, porque se ele mexer de novo provavelmente vai apanhar novamente.

Nenhum comentário: